Seja bem-vindo (a) ao Hospital da LAPA

Pedido de marcação online : aqui
  Contacto : 22 550 28 28

Centro de Medicina da Dor

A dor é uma experiência desagradável que condiciona a nossa forma de viver, limitando-nos do ponto de vista físico, psíquico e social. A sua origem pode ser nas articulações (ex. desgaste provocado pelo nosso estilo de vida), nos músculos (ex. contracturas por posições erróneas durante as nossas atividades do quotidiano), nas vísceras internas (ex. processos oncológicos) ou nos nervos (ex. quadros dolorosos mantidos no pós-operatório). A localização e características da dor são de vital importância para as equipas de saúde que estudam a dor. Um diagnóstico preciso permite a escolha do tratamento mais eficaz.

Na Unidade de Dor do Hospital da Lapa acreditamos que a dor tem que ser avaliada e estudada para a sua correta compreensão, sendo para tal necessário uma equipa multidisciplinar que elabore um plano estratégico, adequado a cada utente, que pretende dar resposta à complexidade do problema da dor.

Contamos com uma equipa fixa de dois especialistas na área da dor e com a colaboração de especialistas na área da Medicina Física e Reabilitação, Medicina Oncológica, Psiquiatria e Ortopedia.

Para além do tratamento farmacológico, temos disponível outras técnicas de intervenção. Estas técnicas têm como finalidade localizar, ecograficamente ou radiologicamente, as estruturas que transmitem a informação dolorosa ao cérebro e, bloquear esta transmissão, seja utilizando anestésicos locais, agentes neurolíticos ou radiofrequência. Em outras situações, o recurso à acupunctura neurofuncional pode ser a melhor resposta ao problema doloroso, permitindo a redução da utilização de fármacos ou até mesmo a sua eliminação do esquema terapêutico.

Médicos da especialidade | Marcação de consultas online