Seja bem-vindo (a) ao Hospital da LAPA

Marcações online : aqui
  Contacto : 22 550 28 28

Incontinência fecal

Incontinência fecal
(incapacidade de segurar gases ou fezes)

A incontinência fecal é uma situação clinica caracterizada pela incapacidade de controlar completamente a emissão de gases ou fezes. O doente com incontinência fecal vê alterada de forma significativa a sua vida quotidiana, evitando espaços públicos e o convívio social.

Pode ser provocada por lesões (rasgaduras) do esfíncter anal (músculo do ânus que permite o seu encerramento voluntário evitando a perda de fezes e gases e permite adiar a defecação), por alterações/lesões neurológicas ou por um prolapso do recto. Muitos doentes apresentam incontinência após uma cirurgia na região anal ( operação a fistulas, fissuras e hemorroidas) ou por rasgaduras durante o trabalho de parto. A grande maioria dos doentes, por embaraço ou por desconhecimento, não procuram ajuda especializada mantendo assim uma situação que lhes altera de forma muito importante a sua qualidade de vida.

Na maioria dos casos a incontinência fecal pode ser corrigida ou pelo menos muito melhorada. Apenas a alteração da alimentação associada a medicação especifica pode melhorar algumas situações. O retreinamento dos músculos da pelve (biofeedback) e a estimulação no nervo tibial posterior também pode melhorar outro grupo de doentes. As lesões do esfíncter anal (rasgaduras) podem ser corrigidas com uma operação (esfincteroplastia anal) e em outros casos a neuromodulação das raízes sagradas (nervos da pelve) constitui o tratamento de eleição com melhorias significativas.

O Hospital da Lapa tem a sua disposição (todas as terças e sextas) uma equipa de cirurgiões colorectais, com reconhecida experiência, para avaliar os pacientes com incontinência fecal e propor soluções de forma a tratar a incontinência fecal melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Médicos da especialidade | Marcação de consultas online