Seja bem-vindo (a) ao Hospital da LAPA

Marcações online : aqui
  Contacto : 22 550 28 28

Obesidade

A obesidade é uma doença crónica que se define como um aumento do peso corporal devido a um excesso de tecido gordo, em relação ao tecido magro.

É uma perturbação heterogénea cuja causa inclui factores genéticos, ambientais, neuroendócrinos e, na maioria dos casos, emocionais. No entanto, o excesso de gordura corporal é o denominador comum a todas as “obesidades”.

Calcula-se que, no início deste século, mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo eram obesas, envolvendo não só países com elevado nível de desenvolvimento, como os países em crescimento, prevendo-se um agravamento exponencial nos anos futuros. O excesso de peso é uma condição complexa com muitas repercussões psicossociais, pois é transversal a todos os grupos etários.

As consequências são graves e conhecidas de todos: diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, bem como determinados tipos de cancro, levando a uma deterioração da qualidade de vida e mortes prematuras que poderiam ser evitadas. Para tal, há que tomar medidas imediatas e começar já hoje a pô-las em prática.

Médico da especialidade | Marcação de consultas online