Seja bem-vindo (a) ao Hospital da LAPA

Pedido de marcação online : aqui
  Contacto : 22 550 28 28

Prolapso de órgãos pélvicos

O prolapso de órgãos pélvicos é uma situação clínica caracterizada pela fragilidade do pavimento pélvico ( músculos da bacia ) que leva a uma descida e mesmo exteriorização da bexiga, útero ou recto. O doente com prolapso de órgãos pélvicos vê alterada, de forma significativa, a sua vida quotidiana, quer por desconforto e dor quer ainda por dificuldade na higienização.

Causas:
O prolapso de órgãos pélvicos é provocado por um enfraquecimento dos músculos e ligamentos de suporte dos órgãos pélvicos ( bexiga, útero e recto) muitas vezes condicionado por partos difíceis, obesidade ou após a menopausa.

Sintomas:
Os órgãos exteriorizados podem ser: a bexiga na face anterior da vagina (cistocelo), útero (prolapso uterino) ou o recto, quer com exteriorização através do canal anal (prolapso rectal) quer empurrando a parede posterior da vagina (rectocelo).

Muitos doentes apresentam incontinência urinária ou fecal. Outros doentes podem ter como queixa principal a obstipação com sensação de obstrução defecatória. A grande maioria dos doentes tem sensação de peso perineal, dor e desconforto que vai piorando ao longo do dia. A atividade sexual também é comprometida nestes doentes devido a irritação vaginal, dor e desconforto. A exteriorização dos órgãos leva a dificuldade de higienização, sangramento e impede frequentemente uma vida normal.

Tratamento:
O tratamento do prolapso de órgãos pélvicos passa por uma correcta avaliação do pavimento pélvico, podendo assim os doentes beneficiarem de uma cirurgia, para correção das alterações anatómicas, corrigindo também a incontinência urinária e fecal e a obstrução defecatória. As cirurgias abdominais são, no Hospital da Lapa, realizadas por laparoscopia, permitindo uma imediata recuperação dos doentes e permitindo um regresso precoce a uma vida quotidiana normal.

O Hospital da Lapa tem à sua disposição (todas as terças e sextas) uma equipa de cirurgiões colorectais, com reconhecida experiência, para avaliar os pacientes com prolapso de órgãos pélvicos e propor soluções de forma a tratar os prolapsos e suas consequências melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Médicos da especialidade | Marcação de consultas online