Seja bem-vindo (a) ao Hospital da LAPA

Marcações online : aqui
  Contacto : 22 550 28 28

Neurorradiologia

O Hospital da Lapa tem ao seu serviço uma experiente e prestigiada equipa médica de intervenção minimamente invasiva na coluna, liderada pelo Dr. Pedro Nunnes (médico neurorradiologista, especialista em técnicas de intervenção minimamente invasiva na coluna).

Dispõe de tecnologia moderna e num ambiente de grande conforto disponibiliza aos seus utentes diversos tratamentos para várias patologias que atingem a coluna vertebral, nomeadamente o tratamento “não cirúrgico” de hérnias dos discos intervertebrais, fraturas vertebrais e artroses vertebrais.

As causas potenciais de “dor nas costas” são diversas. Contudo, na grande maioria dos casos, a dor é secundária à doença dos discos (classificada na nomenclatura médica por “protrusões”, “procidências” ou “hérnias” discais), sobretudo nos segmentos lombar e cervical da coluna vertebral. A solução genérica para este problema tem sido o recurso à cirurgia. No entanto, a cirurgia “convencional” suscita muitos receios nos pacientes, nomeadamente pela localização da dor, risco elevado de recidiva, difícil e longa recuperação, assim como as potenciais complicações pós-cirurgicas que pode implicar.

O que muitos pacientes ainda desconhecem é que existem várias técnicas de tratamento “não cirúrgico” de hérnias dos discos, com uma taxa de sucesso equiparável ou, em alguns casos bastante superior (sobretudo no follow-up após 1 ano), sem necessidade de reabilitação fisioterapêutica prolongada e, que não implica a remoção cirúrgica do disco, nem se acompanha das habituais complicações da manipulação cirúrgica.

PRINCIPAIS BENEFICIOS DOS TRATAMENTOS MINIMAMENTE INVASIVOS DE HÉRNIAS DOS DISCOS INTERVERTEBRAIS

São procedimentos isentos de complicações graves, com um curto tempo de estadia hospitalar e de recuperação, permitindo um rápido retorno do paciente às atividades de rotina diária.
Para além disso:
– são procedimentos terapêuticos minimamente invasivos;
– não é necessário anestesia geral;
– não interfere com as estruturas ósseas;
– não implica a remoção do disco;
– sem cicatriz cutânea;
– apresentam uma taxa de sucesso expectável elevada;
– não impedem a cirurgia, caso seja estritamente necessário.

Podem ser utilizados em pacientes com queixas de dor referida à coluna (com ou sem irradiação ao braço ou à perna), com fraca resposta ao tratamento farmacológico, assim como, em pacientes submetidos a cirurgia invasiva prévia, sem melhoria sintomatológica ou com recorrência/agravamento clínico (Failed Back Surgery Syndrome)

Estes tratamentos não são adequados a todos os pacientes com dor vertebral/raquidiana, sendo necessário uma consulta médica, com discussão diagnóstica e das opções terapêuticas.

Médicos da especialidade que efectuam consultas no Hospital da Lapa
  • Dr. Pedro Nunnes
Médicos da especialidade que operam no Hospital da Lapa
  • Dr. Pedro Nunnes

Centro da Coluna da Lapa | Marcação de consultas online